Muitas vezes se coloca a questão se devemos ou não utilizar a batata como alimento no nosso dia-a-dia, ou se “fará bem ou mal à saúde”, se “engorda ou não engorda”… São perguntas demasiado generalistas para receberem uma resposta de sim ou não, dependerá de vários fatores relacionados com o próprio indivíduo, restante alimentação e objetivos de cada um, todavia seguem algumas comparações úteis sobre a batata:
Se compararmos as suas calorias (importante para quem quer perder peso, por exemplo),
Uma batata pequena possui (cerca de 100g):
Podemos observar com esta informação que entre a batata cozida e o puré, a diferença não se encontra nas calorias, mas sim no Índice Glicémico que é maior no puré que na batata cozida (falaremos de Índice Glicémico num futuro artigo quinzenal…).
Quanto às batatas fritas, em termos de calorias é completamente diferente fritar batatas em casa em vez de comer batatas de pacote, principalmente porque estas possuem muito mais gordura e normalmente também sal (que não interfere nas calorias).
Relativamente às batatas serem fritas em óleo ou em azeite isso não altera as suas calorias, altera apenas o perfil de ácidos gordos que ficam na batata, sendo naturalmente os do azeite mais consentâneos com aquilo que são as necessidades em ácidos gordos do ser humano, para além de que o azeite resiste melhor a temperaturas elevadas comparativamente ao óleo.
E quanto à batata doce?
Quais as diferenças e impacto de escolher uma ou outra a nível nutricional?
Começando pelas semelhanças:
- São ambos alimentos pobres em proteína (1 a 3 g de proteína por cada 100g de batata) e completamente isentos de gordura;
- Possuem como principal macronutriente os hidratos de carbono, daí serem boas fontes de energia, útil para refeições pré-treino por fornecer energia para o mesmo, ou para refeições pós-treino com a finalidade de repor a energia despendida durante o treino (para quem procura melhorar a performance).
Passando para as diferenças:
- A batata-doce possui mais calorias e mais fibra comparativamente à congénere inglesa (119 kcal para 89 kcal e 1,5 g para 3 g respetivamente e por 100g de alimento).
- A grande diferença entre a batata-doce e a batata inglesa, e que justifica a quase 100% a referência constante de que a batata doce é “melhor” do que a batata inglesa é o índice glicémico, que na batata-doce é muito mais baixo (cerca de metade). No fundo isto significa que os hidratos de carbono presentes na batata-doce serão absorvidos mais lentamente, durante mais tempo, e consequentemente tendo um impacto menor no aumento da glicémia de quem a consome!
- Outra grande diferença é que a batata-doce possui uma riqueza muito grande em Beta Caroteno (pró vitamina A), enquanto a batata inglesa não contém este nutriente. Por exemplo, pouco mais de 100g de batata-doce fornece ao nosso organismo quase toda a vitamina A que precisamos para o dia todo!
- Quanto aos restantes nutrientes, não têm diferenças expressivas, não sendo a batata inglesa um monstro a evitar a todo custo, mas sendo indesmentível que a batata doce é uma melhor opção a nível nutricional, sem nunca esquecer que simultaneamente é mais calórica!
Artigo criado pelo Dr. Rui Jorge -Nutricionista Studio In
Leave A Comment